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02
11
2016

Corrida benefícios e malefícios

Por Pablo 0

A corrida vem crescendo fortemente entre a população em geral, devida suas facilidades, não dependem de nenhum tipo de equipamento ou acessório e pode ser realizada em qualquer lugar amplo, basta um tênis e correr.

A corrida provem de vários benefícios:

Temos a reduz a gordura corporal ajudando no emagrecimento;

Diminuição da ansiedade e tensão;

Um grande melhora capacidade cardiovascular e pulmonar e diminuição da pressão arterial, melhorando Resistência aeróbia;

Melhora de oxigenação celular consequentemente uma melhor da concentração e cognição;

Diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides, diminuindo os riscos de aterosclerose;

Melhora a força de membros inferiores;

Aumenta ou estabiliza a massa óssea diminuindo risco de osteoporose;

A corrida proporciona vários fatores positivos para nossa saúde, porem as pessoas esquece que tudo que é de mais prejudica, a galera começa corre e não para mais e acha que tem que correr todo dia, isso mesmo pela sua facilidade, o pessoal sai correndo e cada vez quer ir mais longe, além de tudo sem orientação de um profissional de educação física, não basta correr tem que organizar, tem que PERIODIZAR esse é o nome correto.

A periodização, nela se inclui o volume e intensidade de treino, que também esta incluso, as fases de descanso para ter adaptações e consequentemente compensações a esses estresse sofrido com isso obtendo rendimento e se mantando sempre em ótimas condições físicas e minimizando os risco de lesões.

Devido há esses abusos caímos em outras situações que acaba não sendo mais benéficas para o corpo e saúde, os abusos sem orientações estão saindo cada vez mais caro, problemas musculares, articulares e ósseos, indo no sentido contrario aos benefícios, dependendo do tipo de situação ou lesão que pode acontecer no corpo, segue a baixo:

Acelerando o processo de envelhecimento;

Aumentando a ansiedade por não poder correr;

Diminuindo a adaptação e recuperação gerando lesão;

Diminuindo sua condição aeróbia;

Acelerando os processos de desgastes dos discos vertebrais;

Acelerando os processos de desgaste crônico articulares, acelerando o processo envelhecimento articular;

Fraturas causadas por micro lesões ósseas por falta de repouso;

Perda de massa muscular;

Devido aos processos citados aceleramos o envelhecimento biológico e cronológico do nosso corpo, das nossas estruturas, dependendo do problema as causas são irreversíveis nas estruturas sendo necessário aposentar os tênis, além dos agravantes como sobrepeso, falta de preparo físico, alterações estruturais e instabilidades articulares devido à fraqueza muscular, esses processos são a níveis celulares devido a esse processo de envelhecimento precoce, que vou explicar agora.

O processo de envelhecimento, nada mais é que uma degradação progressiva que afeta todos os seres vivos ate sua morte. A sua velocidade e gravidade variam de ser vivo para ser vivo e se divide em três fases

Fase de crescimento e desenvolvimento;

Fase reprodutiva;

Fase senescência;

Senescência se caracteriza pela perda das capacidades funcionais do organismo até a morte.

Esse envelhecimento ocorre através de reações químicas acumuladas no interior da célula que gera danos mau funcionamento e a morte e acelerada durante o metabolismo aeróbio, durante essas reações são produzidas toxinas chamadas radicais livres, vão oxidando tudo pela frente e claro que o corpo se defende criando antioxidantes.

A essas reações químicas acumuladas no interior da célula, são causadas nada mais, nada menos pela respiração celular trocas gasosas, criadas na oxigenação, o oxigênio e um dos principais causadores das reações químicas mais também indispensáveis para os seres vivos, para produção eficiente de energia, mais podendo causar danos sérios quando exposto em concentrações superiores às encontradas na atmosfera, podendo levar a morte celular.

Ai vem à pergunta o que tudo isso tem a ver com a corrida?!?!?!?!

Tudo galera a corrida, ela tem um consumo continuo de oxigênio acima da FC de repouso, fazendo esses mecanismos trabalhar continuamente sem tempo de limpeza, então eu acabo tendo um alto nível de oxidação dificultando o corpo a anti-oxidação suficiente, prejudicando adaptação e super compensação do corpo e aumentando a produção de radicais livres, acelerando o processo de envelhecimento biológico e cronológico, gerando lesões celulares que consequentemente a lesões de grande porte, imagina o seguinte uma célula um elo de corrente, uma célula isquêmica um elo frágil, quando um elo de uma corrente se rompe, perde-se a força e dependendo o que estiver amarrado nas pontas temos acidentes, uma célula frágil enfraquece as outras e começa a desencadear uma serie de micro lesões ate virar uma macro lesão.

Não estou falando que correr a tudo de ruim, como vimos à cima a corrida tem seus benefícios, eu estou falando que correr acerbamente sem orientação adequada sem respeitar o corpo pode levar a danos severos.

Na pratica eu Prof. Pablo Nascimento me deparo com pessoas que gostam de correr e já sofrem com problemas de inflamações de Bursa de quadril, desgastes de cartilagem de cabeça do fêmur com acetábulo do quadril, pubalgia, dores na lombar, joelho e tornozelo, isso são situações praticas que me deparo quando faço anamnese física, em sua grande maioria relatam correr sem orientação, no final acabam me contratando para ajudar na preparação e reabilitação, algumas dessas situações são agudas inflamações, distensões já outras crônicas como desgastes de cartilagem etc.

Periodização e a palavra chave.

Veja também –> http://profpablo1.com.br/joelho-e-agachamento/

Prof. Esp. Pablo Nascimento

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